Ontem (18) tive a grande satisfação de conduzir um evento realizado pelas empresas Inteco e Controle parceiras do Grupo Assessor Público no Estado de Mato Grosso do Sul.
O evento foi realizado na sede da ASSOMASUL (Associação dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul) e teve como foco central a implantação do PCASP a partir de 2014 e os principais aspectos da aplicação das NBCASP nas entidades municipais daquele Estado. Participaram cerca de 40 contadores e contabilistas.
A partir do mês que vem (janeiro/2014) os clientes Assessor Público do Estado do Mato Grosso do Sul já atenderão a exigência do PCASP, com um roteiro de contabilização totalmente voltado ao novo plano de contas. No evento demonstramos também a funcionalidade da integração dos sistemas de patrimônio e contabilidade para o registro automático das depreciações, reavaliações, ajustes ao valor recuperável e outros.
Durante o evento, assim como temos percebido de maneira geral, os participantes mostraram-se bastante preocupados com o assunto e fica evidente que a STN parece ter acertado ao prorrogar o prazo de implantação dos PCP's para além de janeiro de 2015 pois é latente a necessidade de levar ao conhecimento de todos os contadores os aspectos mais relevantes das normas de contabilidade.
Outro ponto que é sempre colocado por todos é a necessidade de apoio dos órgãos como a STN, CFC e TCE's quanto a conscientização dos Gestores Públicos sobre a importância do momento que estamos passando. A responsabilidade pelo registro e evidenciação dos atos e fatos é nossa, porém sabemos que não temos a autonomia necessária para mobilizarmos todos os recursos necessários para tal fim. Os desafios ainda são grandes.
Desafios a parte, prefiro ficar com a seguinte frase, de autor desconhecido, "Quem quer faz, quem não quer arranja uma desculpa". Mesmo cientes das dificuldades acredito que devemos encontrar maneiras de darmos os primeiros passos, principalmente conscientes de que trata-se de um processo gradual e se olharmos para o horizonte vislumbrando a contabilidade ideal realmente parece muito complicado, mas se estabelecermos uma escala de avanço gradual veremos que é perfeitamente possível, ou seja, não queira sair do "0" e ir ao "10", saia do "0" e avance para o nível "1" primeiro, pense nisso.