Foi publicado pelo TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São
Paulo) o resultado de uma fiscalização surpresa realizada em 248 órgão públicos
Estaduais e Municipais. O resultado completo pode ser acessado através desse
link: https://www4.tce.sp.gov.br/sites/tcesp/files/downloads/relatorioconsolidado_-_ii_fiscalizacao_ordenada_2017_201705021215.pdf
Sobre as condições dos locais de estacionamentos dos
veículos foi constatado:
- Descontrole do acesso de pessoas e veículos à garagem (38,71%
dos casos);
- Inexistência de sistemas de segurança no local (36,29% dos
casos);
- Não designação de servidor para acompanhamento da
segurança do local (33,54% dos casos);
- Condições inadequadas para estacionamentos dos veículos (38,71%
dos casos);
- Favorecimento ao surgimento ou disseminação de pragas ou
doenças (44,76% dos casos)
Sobre as condições de manutenção da Frota foi constatado:
- Não disposição de equipamentos obrigatórios, inclusive itens
de segurança (34,68% dos casos);
- Não existência de alarmes ou travas que dificultam o roubo
do veículo (85,08% dos casos);
- Existência de veículo visivelmente sucateados no pátio (64,92%
dos casos);
- Inexistência de seguro vigente para cobertura de sinistros
(77,43% dos casos);
- Inexistência de um plano preventivo para manutenção da
frota (79,44% dos casos);
Sobre o controle e gestão do uso da Frota foi constatado:
- Inexistência de legislação que discipline o uso da frota (61,29%
dos casos);
- Inexistência de sistema informatizado para controle do uso
da frota (45,16% dos casos);
- Inexistência de servidor para autorização prévia dos
abastecimentos (39,92% dos casos);
Acima foram citados alguns dos principais pontos do
resultado da fiscalização, o relatório completo pode ser consultado através
desse link: https://www4.tce.sp.gov.br/sites/tcesp/files/downloads/relatorioconsolidado_-_ii_fiscalizacao_ordenada_2017_201705021215.pdf
Uma fonte de informação interessante que espero que desperte
os gestores públicos para a necessidade de que o Patrimônio Público seja
zelado, de maneira planejada e responsável. Isso faz parte de uma gestão
pública eficiente requerida legalmente e tão esperada por todos.
Para não estender muito gostaria de deixar por fim uma
pergunta que considero muito relevante e determinante para o resultado crítico
dessa fiscalização que é a seguinte:
“15 - A atual
administração, no início do mandato, realizou levantamento, devidamente
formalizado, identificando as condições da frota?” Na resposta, em 61,69%
dos órgãos fiscalizados a Administração sequer solicitou algum tipo de
levantamento para verificar a situação atual da frota de forma que pudesse
tomar alguma providência. E assim vêm sendo, provavelmente, nas gestões anteriores de forma que a frota desses Órgãos chegasse a situação verificada.
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